google-site-verification: googlefc9700c90e26709a.html
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Atividades

18 a 22 de Dezembro
14:30
19:00


Actividade de Dezembro (Férias Natal)

APRENDE A…APRENDER!

Métodos e técnicas de estudo

Luís Filipe B. Teixeira

Levando em consideração a Escola actual, com todas as suas exigências de cumprimento (acelerado) dos programas e de aquisição (global) de conhecimentos por parte de cada estudante, o que gera uma competitividade nem sempre salutar, torna-se evidente a necessidade de se desenvolverem práticas e técnicas de estudo, simultaneamente transversais e específicas a todas e a cada uma das crianças e adolescentes, quer em termos de competências gerais quer específicas. E quanto mais cedo as conhecerem e aplicarem no seu dia-a-dia melhor, pois mais depressa «aprendem a aprender», integrando essa aprendizagem e os seus mecanismos nos seus quotidianos escolares e académicos.

Nestas sessões a realizar nas próximas férias pretende-se ensinar a implementar estratégias, umas mais simples e outras mais complexas, para facilitar a correcta apreensão dos conteúdos, bem como sobre o modo correcto de cumprir as tarefas escolares por parte de cada criança e/ou adolescente, sobretudo realizadas em casa, mas também na Escola.

Tratam-se de métodos e técnicas passíveis de serem aplicados por qualquer um, nomeadamente sobre modos de estudar, de organização, de planificação das tarefas, de aquisição e exposição dos conteúdos, de criação de hábitos (salutares) de estudo diário, facilitando essa apreensão de conhecimentos e de procedimentos passíveis de promoverem o sucesso escolar, até reduzindo esforços futuros, nem sempre com sucesso garantido.

Estes métodos e técnicas de estudo, para além de facilitarem essa aquisição de conhecimentos e de competências, permitem desenvolver a autonomiado estudante, a sua auto-estimae a sua responsabilidade, pelas vitórias que vai conseguindo ao longo do processo de ensino/aprendizagem.

Adaptando estes métodos e técnicas de estudo a cada estudante, no entanto, estas passam pela:

- Planificação(planificar o estudo ao longo do dia e por vários dias);
- Organização(organizar o horário e o espaço físico de estudo);
- Instrumentos(de recolha,de organização e de exposição da informação recolhida);
- Técnicas(de compreensão e de memorização = mnemónicas);
-
Adaptação
de estratégias a cada disciplina/tarefa (desenvolvimento de estratégias de estudo adaptadas às áreas fortes e fracas do estudante e ao seu perfil cognitivo);

-
Técnicas comportamentais
de
persistência
e de
resiliência
à frustração (técnicas que permitem manter a atenção e planificar a longo prazo).


************************************************************************************


Inscrições até dia 08 de Dezembro/2017

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal